Céu Único Europeu

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Céu Único Europeu (SES - Single European Sky)

O Céu Único Europeu é uma iniciativa europeia destinada a melhorar a segurança e a eficiência do transporte aéreo na Europa, através da reestruturação do espaço aéreo europeu, em função dos fluxos de tráfego aéreo, e da redução da fragmentação da gestão do tráfego aéreo (ATM – Air Traffic Management).

 

Objetivo do Céu Único Europeu

A iniciativa do Céu Único Europeu surgiu em 2000, por intermédio da Comissão Europeia, na sequência de graves atrasos de voos na Europa verificados em 1999. Foi então estabelecido um Grupo de Alto Nível e, com base nas recomendações do seu relatório, a Comissão elaborou um pacote legislativo que foi aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho em março de 2004, entrando em vigor um mês depois.

Este pacote legislativo SES I tem como objetivo:

No entanto, apesar dos resultados alcançados com o SES I, por exemplo a nível da segurança que foi reforçada e da supervisão da segurança que foi separada da prestação de serviços, o SES não produziu os resultados esperados em áreas importantes, como a integração do espaço aéreo em blocos funcionais de espaço aéreo (FAB) e a melhoria da relação custo-eficácia da rede europeia de ATM.

Surgiu assim a necessidade de aperfeiçoar a legislação do Céu Único para lidar com a performance e os desafios ambientais.

A nova abordagem legislativa (SES II ) assenta em cinco pilares:

O Programa SESAR é a vertente tecnológica e operacional do SES que visa aumentar a segurança e a eficiência das operações aeroportuárias.

 

Pacote legislativo SES I

O primeiro pacote legislativo (SES I), adotado em 2004, é composto por quatro regulamentos de base, um regulamento quadro e três regulamentos técnicos, que visam reforçar a segurança e promover a reestruturação do espaço aéreo europeu, com base nas necessidades de tráfego e não nas fronteiras nacionais, e dos serviços de navegação aérea. Os regulamentos fornecem o enquadramento para a criação de capacidade adicional e de maior eficiência e interoperabilidade do sistema ATM na Europa.

Este regulamento tem dois objetivos:

 

Pacote legislativo SES II

O pacote SES II foi apresentado pela Comissão Europeia, a fim de tornar o céu Europeu mais seguro e mais sustentável através da:

Os Regulamentos (CE) n.os 549/2004, 550/2004, 551/2004 e 552/2004 , de março de 2004, foram alterados pelo Regulamento (CE) n.º 1070/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 21 de outubro de 2009 de modo a:

 

Bloco funcional de espaço aéreo (FAB – Functional Airspace Block)

O céu europeu está organizado de forma fragmentada:

Cada vez que uma aeronave entra no espaço aéreo de um país diferente, é servida por ANSPs diferentes, de acordo com regras diferentes e requisitos operacionais diferentes. Esta fragmentação afeta a segurança, limita a capacidade e, finalmente, aumenta o custo do voo. Os atrasos na Europa atribuíveis à gestão do tráfego aéreo (ATM) são em parte devidos a essa fragmentação. Surge assim o conceito de gestão do tráfego aéreo de forma integrada, unindo diversas partes do espaço aéreo nacional em blocos mais amplos, chamados de blocos funcionais de espaço aéreo (FAB).

 

Definição de FAB:

FAB define-se, no pacote legislativo SES II, como um bloco de espaço aéreo baseado em requisitos operacionais e estabelecido independentemente das fronteiras nacionais, em que a prestação de serviços de navegação aérea e as funções conexas são orientadas para o desempenho e otimizadas tendo em vista introduzir, em cada bloco funcional de espaço aéreo, uma cooperação reforçada entre os prestadores de serviços de navegação aérea ou, se apropriado, um prestador de serviços integrado (alínea h) do ponto 2. do artigo 1.º do Regulamento (CE) n.º 1070/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro de 2009).

Reduzir o número de porções de espaço aéreo existentes na Europa (67 de acordo com o EUROCONTROL) e substituí-las por 9 blocos funcionais de espaço aéreo (FABs) até 4 de dezembro 2012, constituiu um dos principais objetivos da política do Céu Único Europeu (SES). Portugal e Espanha são responsáveis pela SW FAB (SW Portugal-Spain).

Os blocos funcionais de espaço aéreo devem:

 

Os objetivos estratégicos comuns às FABs são:

 

Single European Sky ATM Research

O projeto SESAR, lançado em 2005 pelos Estados da União Europeia, é o programa de modernização da infra-estrutura do controle de tráfego aéreo europeu.

Este programa visa desenvolver a nova geração do sistema de gestão de tráfego aéreo (ATM) capaz de garantir a segurança e a fluidez do tráfego aéreo mundial ao longo dos próximos 30 anos.

 

A necessidade de uma reforma tecnológica no ATM

Espera-se que o tráfego aéreo na Europa aumente para mais do dobro nos próximos 20 anos e pode mesmo triplicar em algumas regiões. No entanto, o equipamento usado para gerir os fluxos de tráfego aéreo pouco mudou nas últimas décadas e tem dificuldade em acompanhar a sua evolução. A Comissão Europeia afirma que os índices de confiabilidade e segurança para o transporte aéreo, se mantidos, exigirão um salto qualitativo para o futuro, à medida que o limite de capacidade se torna crítico.

 

Lançamento do Programa SESAR

Dadas as diferenças entre os vários sistemas de controlo de tráfego aéreo na Europa e à natureza diversa da frota atualmente em serviço, era necessário um período de transição, pelo que a implementação do Projeto SESAR foi dividida em três fases: