Informação METEO - AFIS

Imprimir

 

Nos aeródromos em que a prestação do Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (Aerodrome Flight Information Service – AFIS) não está apoiada pela presença de técnicos de meteorologia verifica-se que:

  1. as operações de aterragem e descolagem de aeronaves são da responsabilidade exclusiva de Agentes de Informação de Tráfego de Aeródromo (AITA’s);
  2. foi feita a instalação de equipamentos e sistemas meteorológicos com maior potencial e complexidade, mas que ainda necessitam da informação complementar não instrumental;
  3. não é possível nem economicamente viável garantir a colocação de técnicos de meteorologia nesses aeródromos, para realizar as necessárias observações meteorológicas;
  4. a segurança das operações pode ser posta em causa pela transmissão de informação meteorológica incorreta aos pilotos das aeronaves.

A formação em meteorologia até agora requerida para qualificação de AITA não é a necessária e suficiente para permitir àqueles agentes um exercício seguro e sustentado, no que se refere ao fornecimento de informação meteorológica por eles adquirida e/ou validada, pelo que é uma função que não devem desempenhar.

Para simplificar a comunicação, o GAMA designa por Agente de Informação em Observação Meteorológica (AIOM) o profissional responsável por fornecer informação meteorológica às aeronaves, na operação de aterragem e descolagem, em condições VFR, com origem em sistemas semiautomáticos de observação meteorológica existentes nos aeródromos da rede secundária providos com o serviço de Informação de Voo.

Considerando que esta função deve ser atribuída a quem esteja tecnicamente preparado para a realizar, à semelhança do que acontece com outras, o GAMA estabeleceu os requisitos de formação no documento “Formação em Meteorologia para AIOM (Agente de Informação em Observação Meteorológica)”. Nele constam as condições prévias de acesso e os conhecimentos teóricos e de componente prática, mais adequados para as funções, bem como a duração da aprendizagem a realizar.

Logo MEM 003

Contactos:

GAMA - Gabinete  de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a  Meteorologia Aeronáutica

Telefone geral  - 218 447 069 - Telefone 24 horas : (+351) 967 852 458

Rua C do Aeroporto
1749-077 LISBOA - PORTUGAL
e-mail: gama@gama.mm.gov.pt

 

DECALARAÇÃO DE ACESSIBILIDADE E USABILIDADE

Copyright © 2024 GAMA.
top